quinta-feira, 29 de março de 2012

Geografia

Capital,força de trabalho e tecnologia
  • Modo de produção


Artesanal - O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.


Manufatura - A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o arte­são trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.

Maquinofatura - Na maquinofatura, o trabalhador estava sub­metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.


Revolução Industrial - Utilização de máquinas no meio de produção.
Capitalista Burgues - Detém os meios de produção.
Proletariados - Vendem a força de trabalho para sobreviver.
Cercamentos - Desapropiação dos pequenos trabalhadores rurais,pelo governo.

Alunos : 
Kethelyn Santana
Juliana Mattos
Rodolfo Cardoso
Matéria e professor :
Geografia - Hugo Aranha
Professor de informática :
Sérgio




Um comentário: